Escuta FM

11 Abr, 2024

DOM ARGEMIRO DE AZEVEDO PARTICIPA DA 61ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL

O Bispo Diocesano de Assis, Dom argemiro de Azevedo, cmf, participa da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida/SP.

61ª Assembleia Geral da CNBB: os bispos do Brasil em uma experiência de “diálogo no Espírito”.

A Assembleia Geral da CNBB representa um momento de grande importância para a Igreja no Brasil, onde o episcopado brasileiro se reúne para refletir, decidir e traçar os caminhos da evangelização em nosso país. Trata-se de um momento crucial para a discussão de assuntos pastorais, questões espirituais e temporais, sempre com foco na evangelização. Este encontro é uma manifestação viva da fé e do compromisso dos bispos com o povo de Deus, buscando sempre caminhos para uma Igreja mais viva, participativa e acolhedora.

Nesse contexto de comunhão, a Diocese de Assis convida os fiéis a se unirem em oração, pelo sucesso deste encontro, que promete ser um marco na caminhada da Igreja Católica no país.

Que Deus abençoe os trabalhos da 61ª Assembleia dos bispos e inspire em seus corações o amor e a sabedoria necessários para conduzir o povo de Deus em direção a um futuro de esperança e fé renovada. E rezamos especialmente pelo bispo da nossa Diocese de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, CMF, que está presente em Aparecida.

Créditos:
Fotos: Pascom I Regional Sul 1 da CNBB
Texto: Daniela Lopes | Pascom Diocese de Assis

Saiba mais sobre a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

"O tema central “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora” e 3 temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e diversos assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais.

Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus.

O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, fará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país.

A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.

Celebrações e retiro

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7h, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril.

Diferente das edições anteriores, o retiro dos bispos será logo nos primeiros dias da Assembleia, dias 10 e 11 de abril. E no sábado, 13, às 18h, os bispos rezam o terço no Santuário. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril e uma inter-religiosa no dia 17."

Créditos texto: https://www.cnbb.org.br/